Educação Infantil

Brincar e brincar de forma intencional, através do lúdico preparamos o aluno para que ele possa desenvolver as habilidades necessárias para a alfabetização. Valorizamos o afetivo, oferecendo uma diversidade de atividades, para atingir as várias formas de aprender.

A Educação Infantil tem como ponto de partida e princípio de que a infância é a fase mais importante da vida de um indivíduo e compreende a criança inserida na história e na cultura.

A criança tem várias maneiras de ser, cuja especificidade é preciso conhecer, pois não temos diante de nós a miniatura de um adulto e não podemos querer, de imediato, substituí-las (suas maneiras) pelas nossas.

O objetivo do Colégio Almeida Santos no aspecto pedagógico, para a Educação Infantil, procura muito mais do que atender a uma exigência legal (LDB 9394/96). Assim, estuda a possibilidade real de definir objetivos (para ensinar), considerando a seleção dos conteúdos (o que ensina), a metodologia adotada (como se ensina, em função de como se aprende) além da avaliação que não pode ser pensada isoladamente.

Levando em conta, ainda, a preparação para o ingresso no Ensino Fundamental, com ênfase na preparação para a vida e a cidadania, através do domínio de competências e habilidades que facilitem a inserção social do aluno.

crianças lendo